sexta-feira, 3 de abril de 2009

Elaboração da Marca

Levei tão a sério esta questão de elaboração de marca que a minha levou 13 anos para ficar pronta.
Deixando a brincadeira de lado, a história é mais ou menos esta:
Em 1996, em uma aula do primeiro grau (atual ensino fundamental) - provavelmente era da disciplina de História do Brasil na Escola Estadual Carlos Zimpel em Ijuí / RS – eu rabisquei a minha “assinatura” no verso da última folha do caderno.
Gostei da brincadeira e segui assinando todos os papéis que encontrava pela frente.
Como toda fase de adolescente passa, fiquei um bom tempo (uns 6 anos) sem nem lembrar que existia a tal “assinatura”.
Em 2004, quando finalmente passei para o curso de Publicidade e Propaganda na UFSM ( São Nunca que o diga), comecei a estudar esse negócio de “marca”. Elaboração de Identidade Visual; A importância de um posicionamento no mercado; e nesse meio de campo lembrei do tal rabisco ( que segue abaixo para vocês acompanharem o raciocínio).


Como em toda boa turma de futuros publicitários sempre tem ótimos desenhistas, chamei a colega Fabiana Coradini para analisar minha “assinatura”. No dia seguinte, empolgada com a proposta, ela me apresentou duas novas versões, com direito a flores e traços perfeccionistas.
Gostei tanto de uma das propostas que em 2005, com a ajuda de um tatuador ( Art Tattoo de Chapecó), adaptei para uma tatuagem no braço.

Curiosidade: muitas pessoas me perguntam o que está escrito no meu braço e em qual língua. Aproveitando o momento, o significado da Tattoo em meu braço – é LETI – como meus amigos me chamam ;)

Passados 13 anos desde aquele dia, já há 1 ano formada em Publicidade e Propaganda, morando em Chapecó e em meio à crise, vi oportunidade.
Comecei a trabalhar como freelancer e decidi partir da tattoo, que foi inspirada em um desenho que surgiu de um rabisco, para desenvolver a minha marca.
Aí está a moça, finalizada e já em ação.


Atualmente, um dos trabalhos que estou desenvolvendo é justamente o planejamento de comunicação organizacional e identidade visual de uma clínica que será implementada em Chapecó / SC. Por enquanto não posso contar mais detalhes sobre este trabalho, mas logo-logo apresento ele pra vocês.

A única coisa que posso garantir é que a marca da clínica levará bem menos do que 13 anos pra ficar pronta. Na verdade a proposta já está praticamente concluída e semana que vem irá para a aprovação do cliente.

Para conferir informações sobre elaboração de marca, estratégias de comunicação e assuntos afins, dá uma espiada nos links na coluna ao lado ---->



8 comentários:

Kariane Marques disse...

Nossa,que criativa! Ficou bem legal! =D

MM disse...

great mana!

vc faz o que ama, parabéns!
bjs orgulhosos

do mano
MM

Fernanda Rocha disse...

Lê!! Quero dar os parabéns pelo teu crescimento, pela idéia maravilhosa do blog e por esta marca tão perfeita que ficou!! Posso não ser da área de publicidade, mas sem dúvida vou acompanhar teu trabalho e estarei sempre perto, até para ajudar a divulgar também..hehehe.
Conte comigo profissionalmente e como amiga também....

Abraços e infinitas vitórias a você!!

Gean Bernardi disse...

Leti!!
Adorei a história da marca, e a elaboração dos cartões, parabéns!
Lindos!

beijos

Anônimo disse...

Leti, coisas boas acontecem para as pessoas que não tem medo de arriscar e se expor à admiração ou críticas alheias.
Quando aprendemos a ouvir NÃOs é que começamos a ouvir os SIMs.
Tú tem muito SIM pela frente.
Beijo Grande, Sucesso!

Edson

Caro disse...

Letiiiii sucessuuuu
:D

Adorei a descrição (coisa de gente fina) - Comunicação Orgnizacional, Sustabilidade Empresarial. Parece gente grande até.

Saudade de ti, frô. Sucesso.

Anônimo disse...

Oi Lê...
Não esquece do teu Blog...ele é muito lindo.
Abraçossss! Sucesso!!

Graci disse...

Cumadreeee não sabia dessa novi do blog...achei muito show!!! Quanto a marca, adorei...muito de ti mesmo...certamente irá estampar em muitos caminhos, qual irá traçar...
Quanto orgulho da minha cumadi...e arrasa, pois esta profissão é simplismente encantadora...quem sabe um dia, meu sonho possa se tornar realidade, e quem sabe colegas hehehe te adoooroo
super beijo